Pousada Vivenda da Praia - Prado - Bahia - Fotos
Fechar [X]
Fechar [X]

O Prado

Prado teve origem numa aldeia de indios descendentes dos Aimores, que se estabeleceu por volta de 1755, a margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar. Esta situado no extremo sul da Bahia na zona turistica hoje conhecida como Costa das Baleias que integra os municipios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.

Prado possui 85 Km de belas praias de águas mornas, muitas delas emolduradas por falésias de tons variados e rara beleza.
Uma das grandes atrações é a Praia do Tororão, com sua inacreditável queda de água doce sobre a areia da praia.
além das praias do Novo Prado, Praia do Farol, Praia das Amendoeiras, Praia da Paixão e demais praias.
A Vila de Cumuruxatiba, distrito de Prado, possui águas rasas e mansas, para alegria da criançada.
No litoral de Prado, ficam os encantadores arrecifes de Guaratibas e Timbebas, que podem ser visitados em passeio de barco. Com a maré baixa, pode-se andar e nadar nas enormes e transparentes piscinas naturais dos arrecifes, onde a beleza do fundo do mar fica exposta, com milhares de peixes e tartarugas. O Monte Pascoal, primeiro ponto avistado pela esquadra de Cabral no descobrimento do Brasil, é avistado em linha reta do recife de Guaratiba, o que torna a paisagem ainda mais emocionante.
O Rio Jucuruçu, que margeia a cidade, é palco de belos passeios de barco para apreciação dos seus manguezáis .

Devido a sua localização privilegiada, o Prado oferece ainda aos seus visitantes a oportunidade de conhecer o arquipélago de Abrolhos, destino de turistas que se deslocam de todas as partes do mundo para mergulhar em suas águas.
Entre julho e outubro, Abrolhos também é visitado pelas baleias Jubarte, que buscam suas águas mornas e tranquilas para a sua reprodução. Um verdadeiro espetáculo da natureza ao seu alcance.

A foto ao lado mostra a paisagem descrita por CAMINHA ao anunciar o DESCOBRIMENTO do Brasil: "Um monte muito alto e redondo e outras serras mais baias ao sul dele".

Era o dia 22 de abril de 1500. E trata-se do único ponto da costa baiana de onde pode ser contemplado o panorama que Caminha avistou.

Quem quiser conhecer melhor os detalhes do DESCOBRIMENTO, ocorrido no município de Prado, leia O PRADO E O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, obra publicada pela Editora Thesaurus (61-3344 3738), de autoria de Raul Ferraz (77-91357494).
Casas de PradoLivromonte pascoal como chegar roteiro turistico beco das garrafas beco das garrafas